Tudo o que um viajante deseja enquanto pilota sua moto é tranquilidade e
segurança. E existe um fator muito importante para evitar imprevistos, que as
pessoas acabam deixando de lado que é a escolha de um pneu ideal para o tipo de
solo que será percorrido – seja na estrada, para um passeio breve ou mesmo na
utilização diária.
Você conhece os diferentes tipos de pneus e sabe qual é adequado para
viagens na estrada ou asfalto?
Primeiramente, identifique o tipo de condução que será praticado e solo
mais frequente durante o trajeto. Por exemplo: para quem vai acelerar mais, os
pneus mais rígidos são os mais utilizados; quem necessita de curvas precisas e
que a moto obedeça aos comandos imediatamente, deve utilizar pneus mais macios.
Além disso, considere e o tipo de solo e a categoria de sua moto, para, então,
decidir qual o tipo de pneu que atenderá melhor às suas necessidades e que se
adapte com eficiência à moto.
Pneu de desporto. Pneu de borracha macia utilizado em circuitos de
competição. Atinge altas temperaturas, mas não são indicados para piso molhado,
pois têm poucos desenhos na superfície. Sua vida útil é curta.
Pneu de desporto/touring. Feito de borracha de rigidez intermediária,
possui mais desenhos na superfície e sua temperatura de funcionamento é
inferior ao pneu de esportivo. Tem boa aderência e se adapta bem a diversos
tipo de terreno.
Pneu touring. Pneus de borracha rígida, também conhecido como pneus de
estrada. Tem baixa temperatura de funcionamento e vida útil superior ao pneu de
desporto. Seu desenho permite uma boa aderência em pisos molhados.
Pneu misto ou trail. Indicados para quem circula tanto em pisos de
asfalto quanto pisos de terra, graças ao seu desenho mais largo na superfície
que possibilita maior tração em todos os tipos de terrenos, até em areia e
lama. São feitos de borracha rígida e sua temperatura de funcionamento é baixa.
Pneu TT (todo o terreno). Ideal para motocross e pistas de terra em
virtude do seu desenho com grandes sulcos na superfície. Indicados para
terrenos secos e acidentados, tem boa aderência e são feitos de borracha
rígida, funcionam em baixa temperatura.
É importante lembrar que pneus novos possuem uma camada protetora que os
tornam escorregadios nos primeiros quilômetros de rodagem. E vale lembrar que,
para sua segurança e bom desempenho da sua moto e dos pneus, as medidas devem
ser sempre respeitadas. O uso de pneus mais largos que especificado, além de
ser uma prática irregular e punida pelas leis de trânsito, causa desgaste
prematuro das bandas de rodagem e o resultado é prejuízo na certa.
Além disso, nunca é demais ressaltar que, tão importante quanto escolher
os melhores pneus e fazer uma economia inteligente na hora de comprá-los, é
estar atento e cauteloso no trânsito. Da mesma forma que também é essencial
estar protegido com os outros artigos de segurança como o capacete, as botas e
as luvas que garantirão a segurança do motociclista. E aí a diversão na sua
viagem estará garantida.
Por: Aline Matos
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