sexta-feira, 27 de maio de 2016

A história do Abutres Moto Clube

| | 1 comentários

A irmandade Abutres Moto Clube é uma confraria de motociclistas, fundada em 10 de setembro de 1989, em São Paulo. Considerado um dos maiores moto clubes do planeta, com quase 4000 associados, os Abutres fincaram ramificações em todas as regiões do Brasil, possuindo representações nos Estados Unidos e países da América Latina. O termo Abutre se relaciona a ave de mesmo nome, cujo vôo representa liberdade e soberania. A cor preta de suas jaquetas e vestimentas em couro também têm relação com as cores negras das asas de um abutre.

O fenômeno dos moto clubes no Brasil e no mundo

A história do surgimento dos moto clubes ainda é controversa. Desde a invenção das motocicletas, muitas pessoas já descobriam o prazer em se viajar em grupo, partilhando informações e experiências pessoais. Acredita-se que o surgimento do moto clube como conhecemos hoje, com regras semelhantes à doutrina militar, ocorreu em meados do final da Segunda Guerra Mundial, quando ex-militares amantes do motociclismo agruparam-se em organizações com regras distintas e respeito à hierarquia e disciplina.

Naquela época, as primeiras organizações já utilizavam identificações e mais tarde desenvolveram escudos ou brasões e que identificavam a organização junto ao publico. Entre as primeiras irmandades que se tem notícia no pós-guerra, destacam-se os Pissed de Bastardos e os Yellow Jackets, todos do estado da Califórnia, EUA. No Brasil, as primeiras irmandades que se tem notícia datam de 1927. Não possuíam ainda as características das irmandades americanas, mas já se organizavam em grupo para eventos e encontros do gênero.

A imagem do integrante arruaceiro e desordeiro que promovia orgias e praticava delitos começou a surgir na década de 30, gerando mitos e lendas acerca dos participantes de irmandades do gênero.  O cinema também contribuiu, para a construção da imagem negativa das irmandades, com a apresentação de filmes que colocavam os motociclistas como rebeldes e criminosos. Entre os moto clubes americanos, destacamos os Hell’s Angels, irmandade fundada na Califórnia, que tinham como principal característica uma rígida disciplina militar. Os Angels, direta ou indiretamente, contribuíram para a disseminação da imagem rebelde das irmandades.

Apesar dos Abutres possuírem características de rebeldia semelhantes às irmandades americanas, a filosofia abutre condena a violência. As principais características da irmandade é o convívio do grupo em lazer, partilhando os prazeres que a motocicleta oferece, festas, eventos e ações de cunho social.

Apesar da aparência de poucos amigos, um Abutre se destaca pela lealdade entre os companheiros e amor irrestrito à motocicleta. Entre os membros da irmandade encontram-se empresários, policiais e até juízes.

Apesar da característica pacífica dos Abutres, a irmandade sofre do mesmo mal das organizações do gênero que crescem de maneira acelerada. Entre seus membros surgem pessoas que distorcem os preceitos básicos dos Abutres, ostentando armas e adotando comportamentos violentos. Apesar do número aparentemente pequeno de pessoas com comportamento duvidoso, estes membros acabam por estigmatizar a imagem rebelde da irmandade junto ao publico leigo, que acredita tratar-se de baderneiros sem causa que reúnem-se com intuito de promoverem brigas e confusões.  Mas para quem conhece de perto a vida destes cavaleiros em suas motocicletas negras, sabe que vai encontrar hospitalidade e irreverência e, principalmente, distantes de arrumarem problemas.

Organização e requisito para ingresso

A estrutura organizacional dos Abutres MC é extremamente rígida, seguindo padrões militares de hierarquia e disciplina. Para ingressar na irmandade o primeiro requisito é ser homem, ter mais de 25 anos e ter sido convidado por algum integrante. Após o convite o candidato passa por provações a fim de se verificar se encaixa na ideologia Abutre. Após admitido na irmandade, o novato passa por etapas para atingir “graduações” dentro da irmandade.  Após 3 meses de avaliação o novato atinge a graduação “Parceiro”.

Após um ano ingresso nos Abutres, participando dos mais variados eventos promovidos pelos Abutres, o novo membro atinge a graduação “Próspero”. Com dois anos de participações em festas e eventos o membro pode atingir a graduação “Meio Escudo” e, após este tempo, caso seja reconhecido em reunião com os diretores e de acordo com a permanência e participação no moto clube, o membro pode atingir a graduação “Escudado”. Os membros mais antigos do clube atingem a graduação “Nômade”.

O integrante com graduação “Nômade” goza de respeito e admiração dos demais companheiros. Acompanhe abaixo a descrição, extraída do site oficial dos Abutres MC sobre o que representa ser um “Nômade”:

Nômade é uma posição de respeito e glória conquistada pelo escudado Abutre ao longo de sua vasta história não somente no Moto Clube, como também na história do motociclismo nacional. A conquista desta posição se dá por mérito e respeito, após um longo, vasto e árduo período de contribuição à imagem do verdadeiro motociclista. Suas estórias são a própria história do Moto Clube, bem como sua experiência deve ser seguida e almejada por todo aquele que realmente tem o espírito motociclista. Um Nômade não possui sede, pois está acima de qualquer vínculo com uma determinada Facção regional, mantendo vínculo somente com o próprio Abutre´s MC, pelo qual dedicou grande parte de sua vida. Suas opiniões possuem grande valor e devem ser respeitadas, pois elas são forjadas com o vento e a fuligem das estradas, moldadas pelo calor, frio, sol, chuva, dias e noites a fio sobre duas rodas. Sendo uma posição de elite dentro do Abutre´s MC, somente o Nômade é detentor eterno do seu escudo e o levará onde quer que vá, até mesmo em seu próprio túmulo, ou seja, são os únicos Abutres que são enterrados com seus próprios coletes. Assim, admiração e respeito são devidos aos nossos Nômades, estejam eles onde estiverem.”

Aos jovens que ainda não possuem 25 anos de idade, os Abutres oferecem suporte à outro Moto Clube, o Raça. No estatuto da irmandade, qualquer pessoa pode ser um abutre, não havendo distinção de raça ou posição social. O Abutres MC ainda possui vínculos com outras irmandades do gênero, tais como “Irmãos Abutre´s”, Imperadores MC, Bando da Lua MC e Legião Perdida MC. Outra característica importante está no respeito à hierarquia da irmandade. Uma cena comum de ser vista em aglomerações do grupo é a imagem do presidente à frente do grupo, seguido por seus diretores e depois os demais membros do clube.

Eventos sociais

A característica primária dos Abutres MC é a participação em eventos sociais e filantrópicos. O reconhecimento do trabalho realizado pela irmandade está nos inúmeros certificados de gratidão expedidos pelos mais variados órgãos, desde entidades filantrópicas até governos municipais. Recentemente o Governo do Estado de São Paulo reconheceu o importante trabalho dos Abutres MC na Campanha do Agasalho que anualmente conta com a participação da irmandade na arrecadação de roupas para a comunidade pobre.

O Abutres Moto Clube atua junto às comunidades carentes, entidades assistenciais, creches, escolas e onde for requerida sua presença, para qualquer tipo de apoio possível. Além da participação nas Campanhas de solidariedade, a irmandade também atua no auxilio em calamidades.  Acompanhe abaixo algumas das mais diversas entidades que receberam auxílio dos Abutres MC:


  • ABAIC – Caminho da Vida. – 3ª idade
  • Assistência Social de Ermelino Matarazzo – P.M.S.P.
  • Associação amigos de Excepcionais.
  • Associação Beneficente Comunitária Crianças de Deus. Creche
  • Associação Espírita Beneficente Dr. Adolfo Bezerra de Menezes – 3ª idade
  • Associação Espírita Caminho da Luz.
  • Associação Pestalozzi de São Paulo.
  • Casa da Criança Betinho – Lar Espírita para excepcionais
  • Cruz Vermelha Brasileira – S.P
  • Defesa Civil do Estado de São Paulo.
  • Fundo de solidariedade do Estado de São Paulo.
  • Lar da Infância Nice


Fonte: Mundo Transito
Imagens: Google


1 comentários:

  1. Bom dia !

    Sou da irmandadecasaverde - sp vcs teriam botom para trocar ???
    Abraços e honra.

    ResponderExcluir

 
Twitter Facebook Dribbble Tumblr Last FM Flickr Behance