A moto, diferente do automóvel, tem apenas duas rodas. Então, se existe um item nela que você precisa ter certeza que está em boa condição é o pneu, pois, se um deles falhar... Você poderá ter sérios problemas e um gasto muito maior do que se tivesse trocado de pneu velho, ou dedicado maior cuidado para a vida útil não ter sido reduzida.
Separamos algumas dicas para que seus pneus tenham maior durabilidade e que você siga sempre com segurança, curtindo sua motocicleta. Anote aí!
1) Utilizar as medidas de pneus e rodas indicadas pelo fabricante da motocicleta. Salvo raras exceções, compromete a segurança da moto, além de aumentar o consumo de combustível.
2) Utilizar o pneu indicado para cada tipo de solo. Os pneus para asfalto tem maior quantidade de borracha na banda de rodagem, enquanto pneus para terra tem menos borracha e gomos maiores, que ajudam a aumentar a aderência no asfalto irregular.
3) Observar periodicamente o indicador de desgaste da rodagem, que no pneu está indicado na lateral bem perto do ombro com a sigla TWI (ou com o símbolo ?). Este indicador mostra o momento adequado da troca quando o desgaste está próximo ou atinge o indicador na banda de rodagem.
4) Não permitir o contato do pneu com solventes ou produtos derivados de petróleo.
5) Evitar direção agressiva com freadas fortes e arrancadas bruscas, mantendo atenção especial a buracos e imperfeições no solo.
6) Adequar semanalmente a pressão dos pneus com os valores indicados no manual do proprietário. Não esquecer de alterar a pressão se for dirigir com carona. A pressão sempre deve ser medida com os pneus frios. Pneu com baixa pressão tem maior contato com o solo e, consequentemente, maior atrito, exigindo mais potência do motor e aumento do consumo de combustível.
7) Na montagem dos pneus, cuidar para que o mesmo não seja danificado. Quadro e rodas devem estar alinhados e retos, lembre-se de trocar a câmara de ar, quando o pneu a utilizar. Assim como o pneu, a borracha da câmara de ar sofre desgaste e a troca previne problemas de vazamento de ar. Após a troca dos pneus, é recomendado checar o balanceamento das rodas.
8) Nunca submeter o pneu (e a moto) a sobrecarga, pois além de comprometer a segurança na pilotagem, aumenta o desgaste do pneu.
Por: Marcelo de Barros
0 comentários:
Postar um comentário